Inscrições
É possível escolher um minicurso por dia no momento da inscrição. As ementas dos mesmos seguem abaixo, bem como o respectivo dia em que acontecerão.
Dia 13 de Abril
Minicurso 1. Metodologias e Práticas: do concreto ao conceito
Ministrantes: Andréa Silveira de Souza / Andreia Canário Esteves Braga - (UFJF)
Ementa
O fenômeno religioso coexiste com a própria presença do humano no mundo, o que faz com que a religião possua uma relação íntima com a cultura, sociedade e realidade mais próxima da comunidade escolar. Dada esta relação intrínseca com a cultura, o fenômeno religioso possui interfaces com a ciência, a política, a ética, a estética e também com a educação. Diante disso, a abordagem do fenômeno religioso no âmbito da escola básica sem os pressupostos da fé e da confessionalidade, objetiva fornecer aos educandos e educandas conhecimento sobre a diversidade religiosa brasileira fomentando-lhes noções como respeito e tolerância. Nesta perspectiva, este minicurso tem o objetivo de fornecer subsídios que instrumentalizem docentes do ensino fundamental, e estudantes de licenciatura, para a elaboração de aulas e dinâmicas que tematizem religião e religiosidade, seja no âmbito do componente curricular Ensino Religioso ou em projetos da e na educação básica, partindo da realidade dos alunos e alunas, e observando os processos de ensino e aprendizagem que permitam aos estudantes um olhar crítico e autônomo sobre a realidade que os cerca.
Minicurso 2. As tradições religiosas de Minas Gerais na escola
Ministrantes: Heiberle Hirsgberg / Carla Henrique / Elen Sabrina / Monique Sobral / Tamires Souza / Thalita B. Melhor - (UNIMONTES)
Ementa
Tendo em mente a diversidade religiosa em Minas Gerais e sua representatividade através dos educandos no ambiente escolar, a proposta desse minicurso é oferecer subsídios acerca das tradições religiosas existentes no estado, inicialmente, possibilitando o alcance do objetivo exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso (PCN-ER) que seja, “proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando”. Com essa finalidade, as elaborações concedidas neste minicurso visam conceder uma fundamentação básica sobre as tradições religiosas que fundam o campo religioso mineiro, para a construção de conteúdos e práticas de Ensino Religioso nas escolas de Minas Gerais.
Minicurso 3. Religiões Pentecostais e afro-brasileiras na escola: desmistificando preconceitos
Ministrantes: Gilciana Paulo Franco / Jóvirson José Milagres - (UFJF)
Ementa
Nas escolas do sistema público de educação há uma parcela significativa e crescente de educandos e educandas oriundas de núcleos familiares e contextos religiosos evangélicos. Muitos são protestantes e outros são pentecostais. Da mesma forma há entre nossos alunos e alunas aqueles que professam fé em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Uma diferença entre uns e outros é que os primeiros expressam sua crença e costumes com maior liberdade, enquanto os segundos, muitas vezes, ocultam seus costumes em razão de temerem ser reprimidos ou tornarem-se alvo de preconceito e violência. Por lei, todos tem o direito de viverem sua fé, mas a ninguém é permitido hostilizar o outro seja por motivo de crença ou convicção político-ideológica. Este minicurso pretende, primeiramente, apresentar de modo breve e objetivo algumas características e doutrinas desses grupos, a fim de subsidiar uma compreensão básica de quem são, o que pensam e porque pensam de determinadas formas. Em segundo lugar, a partir de tal conhecimento, objetiva-se demonstrar como tais grupos apresentam semelhanças em alguns pontos e distanciamentos. Ao fim do minicurso, espera-se que os/as participantes possam formular seus próprios entendimentos a respeito de pentecostais e afro-brasileiros, a fim de dirimir entraves, conflitos e preconceitos no interior de suas salas de aula.
Dia 14 de Abril
Minicurso 4. "Gênero, Sexualidade, Religião e Escola"
Ministrantes: Roney Polato / Marcela Máximo (UFJF) / Paulo Victor Zaquieu Higino - (UFJF)
Ementa
Esse minicurso pretende ser um espaço de debate a respeito de temas contemporâneos como “identidade de gênero” e “sexualidades” na escola. Parte-se do princípio que “um outro modo de compreender a identidades sexuais e de gênero implica mudanças extremamente significativas”, tanto na forma de pensar e abordar esses temas teoricamente, quanto na forma como os tratamos no contexto das escolas junto de nossos educandos e educandas. Neste sentido, esse minicurso será ocasião para explicitarmos e compreendermos melhor conceitos como gênero, sexualidade, diferença, (des)igualdade, sexismo, homofobia na prática educativa, pedagogias feministas, práticas pedagógicas não sexistas e outros termos afins. Com tais reflexões pretende-se atender a demanda de docentes e licenciandos(as) quanto ao “como” abordar, discutir e trocar ideias sobre esses temas no contexto da escola.
Minicurso 5. Narrativas religiosas: histórias orais e escritas
Ministrantes: Elisa Rodrigues / Nathália Martins (UFJF)
Ementa
As tradições religiosas orais e escritas podem ser entendidas como histórias ou narrativas religiosas. O que são? Para que servem e como nos ajudam a pensar e abordar as religiões no contexto das salas de aula? Este minicurso, de modo breve, pretende a partir de algumas narrativas religiosas de tradições conhecidas em nossa realidade social e cultural mais próxima, falar a respeito de noções como sagrado e revelação a partir da oralidade e da memória de religiões preservadas em textos orais e escritos, como Bíblia, Alcorão, Vedas, narrativas de orixás e religiosidades populares. O objetivo principal nesse minicurso será indicar como tais narrativas orais e escritas são constituintes para a construção das identidades sociais de muitos de nossos educandos e educandas, assim como nos ajudam a compreender muitos de seus comportamentos, condutas, usos e costumes.
Minicurso 6. Oficina de jogos
Ministrantes: Tânia Alice de Oliveira (UFJF) / Christyanne Assis Barreiros (UFJF)
Ementa
Atividades lúdicas como jogos e brincadeiras cativam os alunos ao estudo e potencializam o aprendizado. Entretanto na falta de conhecimento dos princípios envolvidos, de organização e planejamento da atividade e de uma mediação intencional do professor, desperdiçamos o potencial pedagógico da atividade. A partir de vivencias e utilização de textos advindos da Ciência da Religião desenvolveremos propostas para esse tipo de atividades.
Valor da Inscrição
Professor de rede pública* (ensino fundamental ou médio) - gratuito
Professor de rede privada* - gratuito
Estudante de graduação - R$ 20,00
Estudante de pós-graduação e demais pesquisadores - R$ 25,00
A inscrição deve ser paga no dia do evento na mesa de credenciamento.
* Apresentar comprovante no credenciamento (Ainda que a inscrição seja gratuita, é necessário preencher a ficha abaixo).